PPGCIPET | (92)3305-4063 |

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (PPG-CIPET) iniciou suas atividades em 2008, com um corpo docente formado por professores/pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
Desde o seu início, a proposta do Programa tem sido suprir uma importante lacuna relacionada com a formação de recursos humanos preparados para o desafio de contribuir com a sustentabilidade de uma das mais importantes pescarias de água doce do planeta. Desenvolvendo pesquisas que consolidem a base de informações necessárias para o manejo da pesca e dos recursos pesqueiros, incluindo o conhecimento da diversidade aquática e das interrelações entre os organismos, o ambiente e a pesca.
Ao mesmo tempo, formando recursos humanos e desenvolvendo pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias de uso dos recursos pesqueiros amazônicos, notadamente nas áreas de cultivo de organismos aquáticos e de processamento de pescado.
Merece destaque a importante contribuição do Programa para o corpo docente de universidades públicas e privadas da Amazônia. Entre os doutores formados, Flávia K. Siqueira de Souza e Kedma C. Yamamoto tornaram-se professoras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sendo que a primeira começa a contribuir com o Programa. Charles H. da Silva e Herlon M. Athayde lograram êxito em concurso para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Sandra Beltran-Pedreros é professora das Faculdades La Salle.
Outro destaque tem sido a capacidade dos docentes do Programa de obter êxito na aprovação de projetos de pesquisa junto às agências de fomento nacionais, notadamente CNPq e FINEP e estaduais, a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O vínculo das dissertações e teses aos projetos tem sido um fator determinante para o completo treinamento dos formandos em todas as etapas de uma pesquisa.

Air Jordan 1 Retro High OG "Board of Governors" White/Black-Royal Blue
PPGCIPET | (92)3305-4063 |